1

Como limpar meu nome de maneira mais fácil

Algo bastante comum aqui no Brasil, principalmente devido aos problemas gerados pela crise econômica e pela desorganização do consumidor, é a perda do controle das contas. Veja como limpar seu nome!

Isso leva milhões de brasileiros a se endividarem ano após ano, com o número de pessoas com seus nomes no cadastro de inadimplentes aumentando cada vez mais.

Ter seu nome no cadastro de inadimplência, conhecido como ter o nome sujo, leva a diversos problemas que geram dor de cabeça.

A perda ou restrição do crédito no comércio para fazer compras a prazo, bem como as dificuldades para conseguir empréstimos e financiamentos com os bancos são verdadeiros pesadelos para os brasileiros.

Sendo assim, resolvi trazer aqui esse artigo que ensina o que você deve fazer para limpar seu nome de maneira mais fácil na praça.

Quer saber de tudo sobre esse assunto? Então leia até esse texto final!

Limpar seu nome na praça: como fazer?

Verifique seu nome e sua dívida

O primeiro passo é verificar, junto as empresas de cadastro de inadimplentes, qual é a dívida que você possui e o montante dela.

Muitas pessoas sequer sabem que possuem o nome sujo na praça, já que muitas vezes mudam de endereço ou o número de celular, não recebendo os avisos de inadimplência.

Muitas, entretanto, sabem que estão em dívida com alguma compra não paga, mas não tem noção de quanto exatamente estão devendo.

Sendo assim, você pode consultar gratuitamente a situação do seu nome através do seu CPF nos sites do Serasa e do SCPC.

Após descobrir qual sua dívida, é hora de seguir para os outros passos no caminho para limpar seu nome.

Você poderá escolher, em contato com o credor, qual a melhor opção para o seu bolso para pagar a dívida em questão.

Pague o valor da sua dívida à vista

Nem todo mundo pode optar por esse caminho, mas caso você possa fazer o pagamento dessa forma, é bem aconselhável.

Quando você paga a sua dívida à vista, é possível obter até abatimentos no valor total que está devendo.

Isso porque os juros e as multas pelo atraso (ainda mais se já fizer algum tempo que sua dívida está rolando) tornam o valor total muito mais caro do que aquele que você devia inicialmente.

Assim, torna-se mais rentável fazer o pagamento de uma vez e contar com esses descontos no valor atual que você está devendo.

Essa opção também é ótima para quem está pretendendo tirar o nome do cadastro de inadimplentes o mais rápido possível, porque precisa de crédito no comércio ou fazer um financiamento no banco.

Quando você paga a sua dívida e zera qualquer compromisso que tinha com o credor. Portanto, seu nome deve ser retirado imediatamente da lista negativa.

O credor tem até 5 dias para que ele limpe seu nome e o retire do cadastro de inadimplência após você quitar a dívida.

Caso isso não ocorra, você deve entrar em contato imediatamente com ele ou com órgãos responsáveis, como o Procon.

Negociar a dívida e pagar de forma parcelada

Essa é a melhor forma de limpar seu nome do cadastro de inadimplência quando não tem condições de fazer o pagamento de uma vez só.

Normalmente como os valores são altos. Contudo, fica muito complicado de um endividado pagar todo o valor à vista sem prejudicar seu orçamento mensal.

Sendo assim, a melhor opção é renegociar a dívida com a empresa credora. Portanto, de formar a limpar seu nome de forma rápida e de forma que não aperte o seu bolso.

A maioria das empresas, atualmente, aceitam a renegociação das dívidas. Portanto, já que elas também possuem interesse que os clientes façam os pagamentos.

Quando um cliente fica devendo e não paga o que deve a empresa, isso torna-se um prejuízo financeiro para ela. Contudo, prejudicando as contas no fim do mês e do ano.

Sendo assim, o setor financeiro das empresas entra constantemente em contato com as pessoas que possuem dívidas para que um novo acordo seja feito.

É preciso que você aproveite esses momentos para fazer com que a renegociação seja boa para o seu lado. Portanto, conseguindo parcelas que caibam no seu bolso todo mês.

Quando for negociar, o cliente também deve ficar atento para que a empresa não cobre taxas de juros muito altas. Portanto, tornando o valor da renegociação muito elevado e impedindo que você continue a pagá-lo.

Após o pagamento da primeira parcela do novo acordo com a empresa. Contudo, a sua dívida antiga com ela é extinta e apenas o novo valor negociado está em vigência.

Assim, ao pagamento da primeira parcela da renegociação. Portanto, a empresa credora deve tirar seu nome imediatamente do cadastro de inadimplência (também em até 5 dias).

Cuidado com os golpes

Existem diversos golpes que são dados, na internet ou pessoalmente. Portanto, de pessoas má intencionadas prometendo limpar seu nome sem que você pague a sua dívida.

O seu nome somente será limpo do cadastro de inadimplência de 4 formas:

  • Se você pagar a dívida à vista;
  • Se você pagar a dívida parcelada;
  • Após 5 anos no cadastro, a dívida então caduca (o nome é retirado do cadastro)
    Por meio do processo judicial (quando a dívida é paga e seu nome não é limpo, ou quando você é cobrado por algum produto ou serviço que não pediu).

Fora essas hipóteses, não há a possibilidade de limpar seu nome do cadastro de inadimplentes usando nenhum “jeitinho brasileiro”.

Portanto, muito cuidado com os golpes que muitas pessoas andam dando por aí. Portanto,  aproveitando-se do desespero dos consumidores endividados, prometendo limpar o nome sem pagamento da dívida.

Eles costumam pedir um valor para fazer a reabilitação do nome e do crédito na praça. Contudo, depois somem sem deixar vestígios.

Ou seja, além da dívida que você já possui, ainda contará com mais esse dinheiro perdido do seu orçamento mensal.

Conclusão

Como você viu, limpar seu nome da lista negativa é importante para conseguir manter seus benefícios de créditos e operações com instituições financeiras.

Veja também, como saber se você esta com nome restrito.

Entre em contato com a empresa com a qual você está endividado e negocie a melhor opção de pagamento para o seu bolso.

Gostou do artigo de hoje falando sobre como limpar seu nome de maneira mais fácil?

Se ficou com alguma dúvida sobre esse assunto. Portanto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Colunista

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *